Carregando...

Notícias

Notícia

Importância das empresas de contabilidade para os negócios no país

Em todo o Brasil há quase 90 mil empresas contábeis para atender às demandas das pessoas físicas e jurídicas

O Dia do Empresário Contábil é comemorado em 12 de janeiro. Esse profissional ocupa posição de gestão e faz com que milhares de empresas de contabilidade em operação no Brasil funcionem. Ao contribuir com a saúde financeira e tributável das organizações, ele desempenha papel essencial no crescimento e no desenvolvimento nacional.

“A economia formal de nosso país depende das empresas, e toda empresa, seja ela pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, de pequeno ou grande porte, depende dos profissionais da contabilidade. Estes, através das suas empresas contábeis, atuam tanto no assessoramento legal (societário, trabalhista, fiscal e tributário) quanto na gestão da organização por meio da elaboração das demonstrações contábeis, maiores fontes de informações para os gestores poderem tomar suas decisões”, diz o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Donizete Valentina.

Ao contribuir com o fortalecimento das organizações, os empresários da área contábil não são simplesmente responsáveis por encargos burocráticos. Eles contribuem para que a cadeia produtiva funcione bem, financeiramente e socialmente, resultando na geração de empregos e renda, o que acaba por transformar a realidade de muitas famílias. Como consequência, a economia passa a caminhar de forma mais sustentável.

Contar com os serviços e conhecimentos especializados ofertados por uma empresa de contabilidade é crucial para o bom funcionamento e a sobrevivência de um negócio. “É praticamente impossível uma organização poder operar ou ter sucesso em suas operações sem o apoio de alguém da área contábil. Não há como evoluir e expandir horizontes sem uma boa contabilidade, independentemente do ramo de atuação. Assim, é importante reconhecer que os empresários contábeis têm um papel de suma importância para o país”, ressalta Donizete.

Segundo levantamento recente do CFC, em todo o Brasil existem 89.969 empresas contábeis, sendo a maioria delas (26.438) em São Paulo. São 529.168 profissionais da contabilidade com registro ativo no país. O Estado de São Paulo concentra 29% deste total, o que corresponde a 154.165 pessoas.

O Conselho Federal de Contabilidade é uma Autarquia Especial Corporativa dotada de personalidade jurídica de direito público e tem, dentre outras finalidades, a responsabilidade de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal; decidir, em última instância, os recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais, além de regular acerca dos princípios contábeis, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada, bem como editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional.